terça-feira, 11 de dezembro de 2007

(por fim, ou melhor, por início a primeira postagem!!!)

estava eu vendo uma comunidade sobre música no orkut - da qual participo - quando fui surpreendido por um tópico sobre a importância da melodia. O texto abaixo alude a minha opinião sobre o tema.

sobre a melodia

bem, eu acredito que a melodia é um fator fundamental para a música e isso é bastante óbvio.
não só pra música, pois dependendo do nosso estado de espírito falamos de um jeito ou de outro, e isso de alguma forma já é uma melodia, ela é uma coisa nata, característica de cada região (sotaque), ou mesmo de cada um, por isso acho que um bom músico se reconhece mais pela originalidade das melodias que cria do que pelas letras (não estas sejam menos importantes).
a melodia tá no jeito de cada um, descobrir sua própria melodia está dentro de uma das funções da arte: um processo de auto conhecimento; ainda sobre isso, penso que a melodia está muito ligada ao nosso jeito de se movimentar, o que aproxima a melodia da dança, pois de alguma forma toda música pode ser interpretada por uma dança (o forró agarrado, o pula pula do rock, até o movimento de um regente de orquestra).
outro dia eu fiz uma música buscando a melodia no meu jeito de andar, o que acabou sendo o tema da música (o "andar" numa ótica mais conotativa).
gosto de me perguntar : "por que faço as músicas do jeito que faço?" e acabo me conhecendo melhor (sobre o que sinto e penso) com as respostas.
bem, eu penso desta forma; alguém pode falar a respeito???

se você é uma pessoa que não só gosta de música, como também tem alguma opinião (lúcida) sobre ela, ficarei grato por compartilha-lá.

3 comentários:

Reinaldo disse...

na verdade eu axo q uma musica so e musica se ela for completa.
uma musica c letra foi feita p ser tocada c letras, de modo q qqer alteração na execução dela resulta numa coisa diferente, fazendo c q ela perca sua identidade.
sendo assim, uma boa musica precisa ter uma melodia q seja compativel c sua letra. Como o juão disse, a melodia dará o "tom" da voz cantada.


Como o juão disse, a melodia dará o "tom" da voz cantada.

Na verdade axo q na musica a composição precisa ser vista como um todo, e não como partes separadas, como no campo das artes visuais, tão estudadas pelos gestaltistas.
Não sei se disse algo, mas taí meu parecer!

Rubens Brito disse...

bem, eu nao so compositor e tbm nao entendo muito dessas coisas pq eu so meio "brutal" pelo lado da musica, antes quand eu ainda tocava, era pelo instindo e pelo gosta( q da no mesmo) nada de tecnica entao agora q eu nao tenho mais o meu instrumento ao meu alcançe eu criei vontade de aprender o lado de estudo dele entao...bem nao sei pq eu to falando assim mais é isso.
o texto ta legal. e é boa a opniao.

Heber disse...

Encarnando (podiscrê!)a matiz quase filosofica do texto:

Na maioria dos casos um instrumentista qualquer encontra, no simples fato de tocar um instrumento, satisfação.

No caso de um compositor de letras q tem uma banda e tudo, acho q ele busca mais a possibilidade de auto-expressão, extravasando o q lhe sobrevêm as têmporas e aflige o pobre corazón.

Na real,uma boa melodia, criativa e bacana, necessita de boa mensagem, pra não estragar, por mais subjetiiiiiiiiva que seja tal mensagem.

congratuleixion pelo novo sítio!